Amplificando Vozes, Quebrando Barreiras.
Evento reuniu especialistas e debatedoras para abordar os desafios da maternidade atípica e a necessidade de redes de apoio.
Na quarta-feira (25/6), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pela deputada Renata Souza, promoveu uma audiência pública sobre "Mulheres e Maternidade Atípica". O debate, realizado no Plenário da Alerj (Rua da Ajuda, 5), às 10h, discutiu políticas públicas para mães de crianças com deficiência, transtornos neurodivergentes ou condições crônicas de saúde.
Dentre as participantes, destacou-se Vanessa Ferreira, cofundadora do Coletivo TEAndo Voz, que trouxe para a mesa sua experiência multidisciplinar como:
- Mãe atípica, vivenciando os desafios da maternidade de crianças neuroatípicas;
- Pedagoga e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional;
- Especialista em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual;
- Membro eleita da sociedade civil do Fórum Municipal de Educação de Nilópolis (FME Nilópolis).
O evento reforçou a importância de redes de apoio, inclusão social e políticas públicas eficientes para garantir direitos e qualidade de vida a essas mães e suas famílias. A discussão contou com a participação de especialistas, ativistas e representantes de movimentos sociais, reforçando o compromisso da Alerj com pautas voltadas à equidade e à justiça social.